Você já viu uma anta recém-nascida? Bebê é resgatado em zona rural de Sorriso

Um filhote recém-nascido de anta foi encontrado por moradores da zona rural de Sorriso, a 420 km de Cuiabá, na última segunda-feira (8). Essa já é o quinto da mesma espécie, localizado em um período de dois meses na região. Ao todo, três filhotes foram encontrados em Sorriso e dois no município de Sinop, a 503 km da capital. (Veja o vídeo abaixo)

Filhote de anta recém-nascido é encontrado sem a mãe em Sorriso. (Reprodução)

O animal foi levado pelo Corpo de Bombeiros para uma clínica especializada em atendimento de animais silvestres de Sorriso.

Em entrevista ao Primeira Página, a médica veterinária Lilian Medeiros disse que o que preocupa a equipe é o fato do animal já ser o quinto filhote encontrado num período de 60 dias.

“Essa que nós recebemos na data de ontem, realmente recém-nascida e, a princípio, acredito que ainda não tinha sido alimentada. Isso acende um alerta. Nós já comunicamos a cena e repassamos a informação para a Sema. Ficamos preocupados pela vulnerabilidade da espécie”, afirma Lilian.

A médica veterinária destaca ainda que existem muitas antas na região e que de fato este momento – período de seca – é o de procriação desses animais, porém os profissionais não sabem responder o que está acontecendo com as mães desses filhotes

“Cinco filhotes num período de 60 dias não é algo comum. A orientação para quem encontrar um filhote, caso esteja machucado é acionar o Corpo de Bombeiros, para que possam fazer o resgate, ou se for alguma situação que não traz perigo, a pessoa que o encontrou pode levar o animal até os bombeiros. Nós também nos colocamos à disposição”, alerta a profissional.

Lilian explica ainda que mães, tanto de antas como cervos, deixam os filhotes deitados em moitas e saem para fazer para se alimentar e beber água.

“Então ao repararam um filhote nessas condições, se possível, permaneçam no local por um tempo de observação para ver se realmente a mãe não está por perto”, destaca.

  1. Você sabia? A égua pode dar à luz a potro e burro ao mesmo tempo

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia