Unesin se posiciona contrária ao aumento do número de vereadores Das 26 instituições que formam a entidade, 18 foram contrárias ao aumento das cadeira

Das 26 instituições que formam a entidade, 18 foram contrárias ao aumento das cadeiras

A União das Entidades de Sinop consultou suas instituições associadas em assembleia geral ordinária na última quinta-feira, dia 19 de outubro. Depois de ampla discussão sobre o número de vereadores ideal para o município de Sinop as entidades se posicionaram. Das 26 instituições que participam da UNESIN 3 se abstiveram de opinar, 5 votaram favoráveis ao aumento de 15 para 17 vereadores e 18 entidades se manifestaram contra o aumento de vereadores em Sinop.

O assunto vem sendo debatido na UNESIN desde o dia 10 de agosto quando foi realizada uma assembleia com a explanação de especialistas sobre o tema e a participação do Presidente da Câmara Vereador Paulinho Abreu. Depois de ouvir os prós e contras cada entidade levou o assunto para ser debatido com suas diretorias e associados e agora o posicionamento das entidades define também a posição da UNESIN.

De acordo com o Parágrafo Segundo do Art. 16 do CAPÍTULO OUINTO do Estatuto da União das Entidades “a instituição se posicionará sobre qualquer assunto desde que haja a aprovação de 2/3 dos presentes em assembleia, quando houver presença de no mínimo 50% (cinquenta por cento) do quadro social”. Assim a UNESIN se manifesta contrária ao aumento de vereadores em Sinop. A posição das entidades de Sinop vem de encontro as decisões tomadas em Sorriso e Lucas do Rio Verde onde as Câmaras já descartaram a possibilidade de aumento de cadeiras no legislativo.

“A UNESIN se pauta em quatro pilares: aquisição de informações, articulação, mobilização e negociação, nossas decisões e posicionamentos são definidos levando tudo isso em conta e não apenas pela maioria simples, mas por 2/3 das entidades, para sermos o mais justos e homogêneos possível, para mostrar de fato o que a sociedade pensa. Então podemos dizer com segurança que hoje a sociedade de Sinop é contra o aumento de vereadores”, explicou o presidente Carlos Henrique Soares da Fonseca.

Importante destacar que a UNESIN é formada por 26 das principais entidades representativas de Sinop sendo elas: ACES – Associação Comercial e Empresarial de Sinop, ACRINORTE – Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso, ADESIN – Associação Desportiva de Sinop, AELOS – Associação das Empresas Loteadoras de Sinop, AENOR/MT – Associação dos Engenheiros e Agrônomos do Norte MT, AMS – Associação Médica de Sinop, APAMS – Associação Protetora dos Animais do Município de Sinop, ARQNORTE – Associação dos Arquitetos do Norte de Mato Grosso, ASCCONT – Associação Sinopense dos Contadores e Contabilistas, ASCL – Academia Sinopense de Ciências e Letras, Associação Floresta Urbana de Sinop, Associação Hotéis de Sinop Convention & Visitor Bureau, CODENORTE- Conselho de Desenvolvimento do Norte de MT, COOTRANSNOP – Cooperativa de Transportes de Sinop, COPAS – Conselho de Pastores Evangélicos de Sinop e Região, EMBRAPA Agrossilvipastoril, Lions Club de Sinop, Lojas Maçônicas de Sinop, Mitra Diocesana de Sinop, OAB – Ordem dos Advogados do Brasil (Sinop/MT), Rotary Club de Sinop, SEBRAE, Sindicato Rural de Sinop, SINDUSMAD – Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de MT, UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Sinop e UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Sinop.