Plano de novo governador para segurança inclui guardas municipais em todas as cidades de MT

O governador Otaviano Pivetta (Republicanos) afirmou que quer ampliar a criação de guardas municipais em Mato Grosso como estratégia para reforçar o combate ao crime. Ele assumiu o comando do Estado nesta terça-feira (31), após a renúncia de Mauro Mendes (União Brasil), que deixou o cargo para disputar o Senado.

A proposta foi defendida durante entrevista ao podcast Política de Primeira, em que Pivetta apontou a segurança pública como um dos principais desafios do estado. “Nós queremos estimular os municípios, começando por Cuiabá e pelas maiores cidades, a criarem suas guardas municipais com o auxílio do Estado”, disse.

Segundo o governador, as guardas municipais devem atuar como um reforço às forças de segurança já existentes, com presença mais próxima da população, principalmente nos bairros. “É uma polícia complementar, uma guarda comunitária que vai nos ajudar no combate ao crime”, explicou.

A ideia é que esse modelo ajude a preencher lacunas onde o Estado não consegue manter presença constante.

Pivetta afirmou que o governo pretende criar um programa para incentivar os municípios a estruturarem as guardas municipais, com apoio financeiro e técnico. O modelo prevê repasses permanentes e divisão de responsabilidades entre Estado e prefeituras. “Vamos criar um programa de apoio, com corresponsabilidade do Estado no financiamento”, declarou.

Durante a entrevista, Pivetta reconheceu que a segurança pública ainda enfrenta desafios, especialmente diante do avanço do crime organizado. Ele destacou que a estratégia do governo passa por três frentes principais: reposição de efetivo policial; investimento em tecnologia e ampliação de ações locais, como as guardas municipais.

Assista a entrevista abaixo:

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia