Dono de cão Joca ganha filhote de Golden Retriever da mãe

A mãe de João Fantazzini o surpreendeu na última semana com um novo recomeço: um filhote de Golden Retriever. O rapaz era dono do cão Joca, de 5 anos, que morreu durante o transporte aéreo da Gollog, empresa da companhia Gol, depois de um erro no destino.

Dono de cão Joca ganha filhote de Golden Retriever da mãe. (Foto: Reprodução)

João compartilhou nas redes sociais na última semana a emoção de ter um novo companheiro e falou sobre como está lidando com a dor que ainda sente pela perda do Joca.

O tutor afirma que não tinha em mente adotar outro animal de estimação desde a morte do companheiro, no entanto, a mãe dele, Márcia Martins, sentiu que um novo pet faria bem ao filho e resolveu dar de surpresa um filhote da mesma raça de Joca.

Ainda conforme João, a mãe dele foi até um canil para saber se havia filhote da raça Golden e os responsáveis pelo local, ao saberem da história, resolveram doar o filhote disponível.

Batizado de Ástor, o filhote chegou até a casa do dono por meio de uma empresa de transporte de animais via terrestre, em Sorriso, a 423 km de Cuiabá. Na entrega, João recebeu um vídeo onde a mãe dele explica que sabia que ele não iria adotar e sentiu no coração que tinha que dar o novo amigo.

João destacou que não está substituindo Joca, está ressignificando a dor da saudade que sente pelo amigo e diz ainda que o novo companheiro irá receber muito amor.

Cão Joca

Joca, um cachorro da raça golden, de 5 anos, morreu no dia 22 de abril. A família de João Fantazzini disse que o jovem mudou para Sorriso, a cerca de 80 km de Sinop, a trabalho, e que trazia Joca como único companheiro para viver com ele em Mato Grosso.

O tutor do cachorro que morreu no transporte aéreo da Gol, João Fantazzini Júnior, afirmou que o mais doloroso é saber que Joca sofreu antes de morrer. 

João Fantazzini e Joca
Fotos de Joca vivo com o tutor João Fantazzini. (Foto: Redes Sociais)

Segundo o tutor, foi apresentado à companhia aérea um atestado veterinário que indicava que o animal suportaria uma viagem de duas horas e meia. Com o erro da empresa, porém, Joca ficou quase 8 horas no trajeto.

O golden retriever Joca, de cinco anos, foi levado por engano para Fortaleza e ficou cerca de 1h30min na pista de embarque e desembarque, com temperatura de cerca de 36° C, segundo a família, dentro do canil, sem comer.

Por meio de nota, a Gol afirmou que foi surpreendida pela morte de Joca porque ele teria recebido cuidados da equipe na capital cearense. Segundo a empresa, a morte aconteceu logo depois do pouso em Guarulhos (leia nota completa abaixo).

Confira nota completa da Gol

“A GOL lamenta profundamente o ocorrido com o cão Joca e se solidariza com a dor do seu tutor. A Companhia informa que o cão Joca deveria ter seguido para Sinop (OPS), no voo 1480 do dia 22/04, a partir de Guarulhos (GRU), porém, por uma falha operacional o animal foi embarcado em um voo para Fortaleza (FOR).

Assim que o tutor chegou em Sinop, foi notificado sobre o ocorrido e sua escolha foi voltar para Guarulhos (GRU) para reencontrar o Joca.

A equipe da GOLLOG na capital cearense desembarcou o Joca e se encarregou de cuidar dele até o embarque no voo 1527 de volta para Guarulhos (GRU). Neste período, foram enviados para o tutor registros do Joca sendo acomodado de volta na aeronave. Infelizmente, logo após o pouso do voo no aeroporto de Guarulhos (GRU), vindo de Fortaleza, fomos surpreendidos pelo falecimento do animal”.

Manifestações em todo o país

“Animais não são bagagens, são o amor de alguém”, assim manifestaram um grupo de tutores e Ongs de animais, durante protesto realizado poucos dias após a morte de Joca, dia 28 de abril, no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá.

O encontro foi marcado por meio das redes sociais. Protestos também ocorreram em outros aeroportos do Brasil, como o de Cumbica, em Guarulhos – onde a morte foi registrada –, também no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, e em Brasília, no Aeroporto Juscelino Kubitschek.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia