Dono de restaurante e gestora de ONG são presos por ‘gato’ de energia em Várzea Grande

Uma operação que investiga fraudes no consumo de energia elétrica em Várzea Grande (MT) terminou com a prisão de um empresário e da gestora de uma casa de recuperação para dependentes químicos nesta terça-feira (23). Segundo a Polícia Civil, os dois foram flagrados com irregularidades nos medidores de energia dos estabelecimentos que administravam.

A Operação Gateiro foi realizada pela Delegacia Especializada de Estelionato de Várzea Grande (DEE-VG), com apoio da concessionária de energia e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). A ação é um desdobramento da Operação Curto-Circuito, deflagrada em 2025 para apurar um esquema de adulteração de medidores de energia em estabelecimentos comerciais da região metropolitana.

Além das fiscalizações, a operação também cumpriu um mandado de busca e apreensão contra um técnico eletricista de 54 anos, investigado por supostamente instalar sistemas clandestinos de desvio de energia. O mandado foi cumprido em Cuiabá.

Durante as buscas, os policiais apreenderam o aparelho celular do investigado. O material será analisado e poderá auxiliar no andamento das investigações e na identificação de outros possíveis envolvidos.

Fraudes foram identificadas em dois locais

Após o cumprimento do mandado, as equipes deram continuidade às fiscalizações em empresas e instituições suspeitas de irregularidades no consumo de energia elétrica.

Em um restaurante localizado no bairro Jardim Eldorado, em Várzea Grande, foi identificado um medidor de energia adulterado. O proprietário do estabelecimento, de 53 anos, foi preso em flagrante.

Outra fraude foi encontrada em um centro de recuperação para dependentes químicos no bairro Capão do Pequi. No local, a gestora e tesoureira da instituição, de 44 anos, também foi presa em flagrante.

De acordo com a Polícia Civil, os dois detidos já haviam sido investigados anteriormente por envolvimento em fraudes semelhantes relacionadas ao consumo de energia.

Operação encontrou fraudes em medidores de energia de um restaurante e de uma ONG; empresário e gestora foram presos em Várzea Grande.

Investigação continua

As investigações continuam e novos desdobramentos poderão ocorrer nos próximos dias. O nome da operação faz referência ao termo popularmente utilizado para designar os responsáveis por instalar os chamados “gatos” na rede elétrica.

  1. Quatro pessoas são presas por ‘gato’ de energia que abastecia quitinetes em MT

  2. ‘Gatos’ em energia poderiam abastecer Várzea Grande e Chapada por 14 meses

  3. Concessionária flagra “gato” de energia em escola de MT

  4. ‘Gatos’ de energia causam incêndio em feira de Cuiabá

  5. Operações contra ‘gatos’ de energia prendem mais de 50 pessoas em MT

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia