onda de calor segue dominando MT neste domingo

A onda de calor continua com tudo em boa parte de Mato Grosso neste domingo (5), com previsão de máxima de até 37°C, em Cuiabá. Prepare a sombrinha e a garrafa de água porque de acordo com a Climatempo, não há previsão de chuvas.

Confira abaixo a previsão.

Não há previsão de chuvas para Mato Grosso neste domingo (5). (Foto: Gabi Braz)

Em Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana, os termômetros amanhecem registrando mínima de 23°C. Não chove e a temperatura deve subir ao longo do dia, podendo atingir máxima de 37°C. A umidade relativa do ar ficará entre 37% e 76%.

O mesmo deve ocorrer em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá. Não há previsão de chuva e a temperatura deve variar entre 22°C e 35°C. A umidade relativa do ar fica entre 34% e 65%.

Não será muito diferente em Rondonópolis, a 218 km da capital. O sol aparece com algumas nuvens, não chove e os termômetros devem registrar entre mínima de 24°C e máxima de 35°C. A umidade relativa do ar ficará entre 35% e 72%.

Em Tangará da Serra, a 242 km da capital, o dia será de céu aberto e a temperatura deve variar entre mínima de 20°C e máxima de 34°C. Não há previsão de chuvas mas a umidade relativa do ar ficará entre 55% e 92%.

O mesmo deve ocorrer no município de Sorriso, a 420 km de Cuiabá. Não chove e segundo o centro climático, a temperatura deve variar entre mínima 24°C e máxima de 36°C. A umidade relativa do ar ficará entre 46% e 91%.

Ao Norte, em Alta Floresta, a 800 km da capital, o sol aparece com algumas nuvens. O dia será quente com os termômetros registrando entre mínima de 26°C e máxima de 37°C. Não há previsão de chuva e a umidade relativa do ar ficará entre 46% e 90%.

Onda de calor

Durante a onda de calor, as temperaturas ficam até 5°C acima da média do período. Segundo o coordenador de Preparação e Prevenção da Defesa Civil, subtenente José Bruno de Souza Filho, as ondas de calor podem representar riscos à saúde da população, principalmente para as pessoas que são mais vulneráveis, como crianças, gestantes e idosos.

Diante dos riscos, é importante adotar medidas de prevenção de proteção durante o período e manter a hidratação em dia.

Veja abaixo as recomendações da Defesa Civil em casos de baixa umidade e seca.

Recomendações 

  • Beba bastante água, mesmo se estiver sem sede. O ideal é que seja a cada duas horas
  • Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol das 10h às 17h
  • Evite praticar atividades intensas ao ar livre sem a proteção adequada
  • Evite banhos com água quente para não potencializar o ressecamento da pele
  • Não deixe crianças, idosos e animais em veículos estacionados sem vigilância
  • A orientação é para que a população utilize roupas leves, consuma alimentos leves, como frutas e verduras
  • Use umidificadores de ar em casa e no trabalho. Você também pode utilizar bacias de água ou estender toalhas e panos úmidos próximos à cama
  • Em caso de problemas respiratórios, procure um posto médico
  • Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente o Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190)
  • Acompanhe as informações oficiais, por meio de sites, carros de som, rádio, SMS, entre outros, emitidos pela Defesa Civil ou outras autoridades de sua cidade 

Para respirar melhor 

  • Mantenha sempre a casa limpa e arejada. O tempo seco aumenta a concentração de poeira, ácaros e fungos. Na hora da limpeza, prefira pano úmido à vassoura para não levantar pó 
  • Evite ambientes onde há fumaça de cigarro 
  • Não queime lixo nem provoque queimadas