Governo de MS reduz expediente em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo

O Governo de Mato Grosso do Sul publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (26) um decreto, que estabelece horário especial de funcionamento para os órgãos e entidades da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo Estadual nos dias em que a Seleção Brasileira de Futebol disputar partidas da Copa do Mundo de 2026 da FIFA.

Brasil x Marrocos pela Copa do Mundo 2026 | (Rafael Ribeiro/CBF)

De acordo com o decreto, o expediente será reduzido conforme o horário dos jogos da equipe brasileira. Quando a partida tiver início às 13h, os órgãos estaduais funcionarão das 7h30 às 11h30. Já nos dias em que o jogo começar às 15h, o atendimento ao público será das 7h30 às 13h30.

  1. Brasil enfrenta o Japão na estreia do mata-mata da Copa do Mundo 2026

  2. Entenda os 16 avos de final, a nova etapa do mata-mata da Copa do Mundo

A medida vale exclusivamente para as datas em que a Seleção Brasileira entrar em campo durante o Mundial e tem como objetivo adequar o funcionamento da administração pública ao evento esportivo.

O decreto ressalta que a alteração não se aplica aos setores e serviços considerados essenciais, que, por sua natureza, não podem ter suas atividades interrompidas. Assim, áreas como saúde, segurança pública e outros serviços indispensáveis continuarão operando normalmente, conforme a necessidade de cada órgão.

Assinado pelo governador Eduardo Corrêa Riedel, o Decreto “E” nº 51 entrou em vigor na data de sua publicação, em 25 de junho de 2026.

Campo Grande também com expediente reduzido

A Prefeitura de Campo Grande também decretou nesta sexta-feira (26) horário especial de funcionamento nas repartições públicas municipais por causa do jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026.

Conforme o Decreto nº 16.675 no dia 29 de junho, quando a partida começa às 13h, o expediente será encerrado às 11h30. A medida não se aplica aos serviços essenciais, que continuarão funcionando normalmente. O decreto entrou em vigor na data de sua publicação.

Brasil encara o Japão pela Copa do Mundo

A seleção brasileira já tem adversário definido para o início da fase eliminatória da Copa do Mundo 2026. Após o empate em 1 a 1 entre Japão e Suécia nesta quinta-feira (25), o Japão confirmou a segunda colocação do Grupo F e será o próximo desafio do Brasil na primeira etapa do mata-mata.

A partida está marcada para a próxima segunda-feira (29), às 14h (de Brasília), no NRG Stadium, em Houston (EUA). O confronto é decisivo para a permanência na competição e vale vaga nas oitavas de final, fase que passou a integrar o formato do Mundial após a expansão para 48 seleções.

O Brasil garantiu a vaga após encerrar a fase de grupos na liderança do Grupo C, somando sete pontos e superando o Marrocos nos critérios de desempate.

Na fase de grupos, os Samurais Azuis estrearam com empate com a Holanda por 2 a 2 e, na sequência, golearam a Tunísia por 4 a 0. No Mundial, marcaram sete gols, divididos entre Kamada (2), Ueda (2), Nakamura, Junya Ito e Maeda (1), e sofreram três tentos.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia